Log in | Register    EST | ENG

A arte conta uma história

Experiência de arte educação feita em 2001, a partir da análise de pinturas de Norman Rockell e Paula Rego por crianças de 8-10 anos em dois lugares diferentes.

R. D. Seymour Elementary School, East
Granby, Connecticut,USA

Fundaçao J. dos Santos/Torredeita/Viseu/Portugal

2001 / Carol Goff and Clara Baptista

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 1 Primary = 6 – 12 years, Other, Painting and drawing, Work in process | Leave a comment

Memórias

emórias cruzadasData : Novembro/ Dezembro 2011
Local: Escola Sec. Alves Martins- Viseu
Participantes: alunos do 12º ano
Aula de Desenho

Tarefa: De onde vens? De onde vêm os teus avós? Pesquisa a hitória da tua família através de fotos, filmes, cartas , entrevistas . Relaciona o que descobriste com as uas memórias de infância, e conta a tua historia atraés das artes visuais -

2011 / 12N

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Other, Work in process | Leave a comment

Tradições de Familia

Tradicion de Familia  ColombiaProjecto de intercâmbio cultural através das artes , com alunos de escolas primárias nos Estados Unidos, Malásia; Portugal e Turquia
Ver mais: http://visualnarratives.wikispaces.com/family+traditions

2009 / Carol Goff ; Fernanda Santos; Manuela Prata, Burcu Diker, Claudia Gaetan, and others

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 1 Primary = 6 – 12 years, Other, Painting and drawing, Work in process | Leave a comment

Objecto Protector

Visitámos o Museu local Museu Grão Vasco e contámos os simbolos religiosos presentes nas obras da colecção ( entre os séc., 14 e o séc. 17) . Depois disso falámos sobre os símbolo que nos protegiam no nosso dia a dia, buscámos representaçoes na cultura visual e decidimos criar o nosso objecto protector pessoal. Este foi o projecto para fazer um azulejo, porque em Portugal às vezes as pessoas têm a azulejos protetores nas fachadas das suas casas.Tivemos que pesquisar sobre azulejos desde a Turquia, à Hollanda, aos tradicionais prtugueses do século XVIII que tinhamos visto na catedral da cidade até aos azulejos contemporâneos do metro de Lisboa,

2012 / ESAM 7B

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, Design and applied art, ISCED 2 Lower secondary = 13 – 15 years, Other | Leave a comment

Desenho Activista

Este Projecto desenrolou-se durante a aula de Desenho com alunos da Escola Secundária Alves Martins em Portugal ( idades 16-18 anos) . O tópico foi : Violência contra as mulheres e solidariedade para com as mulheres do Afeganistão privadas do direito de voto. O Tópico foi lançado por uma associação activista local chamada Adamastor e jovens voluntários Europeus .

2011 / Teresa Torres de Eça, Tamara Melchor , alunos do 12ºN da Escola Secundária Alves Martins

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 1 Primary = 6 – 12 years, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Work in process | Leave a comment

Workshop Interpretando Vozes

O workshop em Viseu centrou-se no workshop “Interpreting Voices”, que pretendeu desenvolver com os estudantes de artes visuais intervenções artísticas a partir de histórias sobre Viseu contadas por membros de grupos da comunidade local e em colaboração com artistas de diversas áreas que desenvolvem actividade na cidade. Durante o mês de Outubro de 2011, alunos voluntários da Viriato e da Alves Martins recolheram histórias junto de membros de grupos da comunidade local que normalmente não são ouvidos e viseenses que tenham de algum modo sofreram desterritorialização, privações ou discriminação. As instituições listadas foram recomendadas por responsáveis da sociedade civil pela cultura local em reuniões preparatórias com as professoras para planear o workshop (Liga Anti-pobreza de Viseu; Cineclube de Viseu e Emporium – Julho de 2011).

Entre 8 e 11 de Novembro de 2012, chegaram a Viseu, cerca de 16 professores e 29 alunos (nível de ensino secundário) das escolas nossas parceiras foram recebidos por alunos de artes das escolas Alves Martins e Viriato, visitaram a cidade do Porto e a cidade de Viseu e partilharam pesquisas que tinham feito sobre artistas dos vários países comprometidos com questões sociais e inclusão. Durante o workshop os cerca de 60 alunos de todos os países foram distribuídos em grupos .
Cada grupo de trabalho foi dinamizado por um artista local (Ana Barbero; Yuraldi Rodriguez; Luis Belo; Beatriz Rodrigues , Graeme Pullynen, Contra- Luz design ). Cada artista trabalhou com os alunos as histórias recolhidas junto da comunidade e as experiências turisticas dos alunos estrangeiros . No final foi feita a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e artistas para a comunidade local.

2011 / Projecto COMENIUS IDEALAB

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Work in process | Leave a comment

ROSTO(S)

Auto-retratoO ROSTO é um campo vasto de exploração para qualquer área artística. Na disciplina de Desenho, os alunos podem também desenvolver este tema de variadas formas, quer em termos de meios de registo/suportes e técnicas, quer no que se refere aos objectivos expressivos.
Conhecer-se e conhecer os outros através da observação/traçado ou explorar a estrutura anatómica do rosto em registos do que só a imaginação viu, podem ser motivos para explorações que melhoram o acto de ver e os modos de desenhar, ao mesmo tempo que fomentam a criatividade.

2011 | 12º ano
Professora: Paula Soares, Escola Secundária de Viriato – Portugal

2011 / 12ºE / Patrícia Gomes

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Painting and drawing | Leave a comment

Comparangoleiros

Portuguese students with Parangoles  made by Brazilian studentsO importante mesmo ´como usar a arte , como fazer dela um ritual de crescimento em paz e alegria. Para ‘Hélio Oiticica ( Rio de Janeiro 1937 – 1980) a arte era politica e ele usou a performance como activismo , com Parangoles ele quis que as pessoas das favelas vestissem sua pintura e fizessem as suas danças com ela.

Participantes:
- 60 alunos entre os 11 e os 13 anos de uma escola em S. Paulo Brasil
- 80 alunos de escolas portuguesas desde a escola pré-primaria até ao ensino secundário .
- 60 alunos da escola Padaugavas em Riga

Ponto de partida:
A partir da descoberta da obra de Helio Oiticica procura as tuas raízes e identidade cultural. Cria pintura para vestir e conta-nos as tua histórias através dela . Tal como Helio OIticica um dia quis fazer com os Parangolés

2011 /

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 2 Lower secondary = 13 – 15 years, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Work in process | Leave a comment

MOVIMENTOS EXPERIMENTAIS

A Pequena SementeComo na disciplina de Oficina de Multimédia houve a necessidade de desenvolver uma actividade preparatória ao vídeo digital, este trabalho pretendeu explorar a técnica de stop-motion (frame a frame). Foi, assim, uma abordagem inicial às questões do movimento, com alguns problemas técnicos, mas que cumpriu o objectivo principal de introduzir os primeiros conceitos de vídeo.

STOPMOTION – LINKS
Patrícia Gomes / Chicken Cosmetic

António Costa, A Pequena Semente / The Little Seed

2011 | 12º ano
Professora Joana Braguez, Escola Secundária de Viriato – Portugal

2011 / Patrícia Gomes / Chicken Cosmetic; António Costa / A Pequena Semente

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Other, Photography and video | Leave a comment

ANIMAÇÃO COM BASE EM PINTURA

O SonhoNa disciplina de Oficina de Multimédia, lançou-se a ideia de explorar a obra da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa – 1908 / Paris – 1992) e de seu marido, o pintor Arpad Szenes (Budapeste – 1897 / Paris – 1985), através do cinema de animação.
Para além dos objectivos específicos, que se prendiam com o cumprimento do programa nacional da disciplina, considerou-se que esta seria uma boa forma de levar os alunos a conhecerem/explorarem/ interpretarem a obra de dois artistas importantes no panorama das artes portuguesa e internacional, no séc. XX.
As animações mais conseguidas foram enviadas para o concurso nacional “Olhar Helena e Arpad”, promovido pela APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual). O filme “O Sonho” ganhou o 1º prémio do nível do ensino secundário.

Sinopse “O SONHO”
Vieira da Silva viaja através das suas obras e das de Arpad Szenes, num sonho, procurando o seu amor.
Link http://www.youtube.com/watch?v=6hEcDoClh0w&feature=related

Sinopse “A PARTIDA DE XADREZ”
Um casal a jogar xadrez (a partir da pintura de Vieira da Silva “A Partida de Xadrez”, de 1943) vê desencadear-se, diante dos seus olhos, uma batalha disputada pelos dois reinos presentes no tabuleiro. Assim, cada um deles defende os seus soberanos, tentando conquistar o reino rival. No meio de tudo isto, há uma história de amor.
Link http://www.youtube.com/watch?v=9rP7XObFqTc

2010 | 12º ano
Professoras: Paula Soares e Joana Braguez, Escola Secundária de Viriato – Portugal

2010 /

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Other | Leave a comment

DESENHO DE LUZ

MovimentoPara a realização dos postais de Natal da Escola, recorreu-se a esta técnica – registo fotográfico onde as exposições são prolongadas e acontecem normalmente à noite ou em recintos escurecidos, movimentando uma fonte luminosa em frente da máquina fotográfica. Lançou-se o desafio à turma de Artes Visuais do 12º ano.
Como estes alunos gostaram muito das experiências que fizeram e já que, a maior parte, desconhecia a técnica, decidiu-se alargar a actividade a outros, nomeadamente aos mais novos (a partir dos 12 anos).
Os resultados foram bastante bons, tendo sido expostos na página electrónica da escola. Os postais de Natal também agradaram!

2010 | Vários anos de escolaridade

2010 / Professoras: Paula Soares e Joana Braguez – Escola Secundária de Viriato, Viseu, Portugal

Read in English

Read more

Also posted in Best practice, ISCED 2 Lower secondary = 13 – 15 years, ISCED 3 Upper secondary = 16 – 19 years, Painting and drawing, Photography and video | 1 Comment