O workshop em Viseu centrou-se no workshop “Interpreting Voices”, que pretendeu desenvolver com os estudantes de artes visuais intervenções artísticas a partir de histórias sobre Viseu contadas por membros de grupos da comunidade local e em colaboração com artistas de diversas áreas que desenvolvem actividade na cidade. Durante o mês de Outubro de 2011, alunos voluntários da Viriato e da Alves Martins recolheram histórias junto de membros de grupos da comunidade local que normalmente não são ouvidos e viseenses que tenham de algum modo sofreram desterritorialização, privações ou discriminação. As instituições listadas foram recomendadas por responsáveis da sociedade civil pela cultura local em reuniões preparatórias com as professoras para planear o workshop (Liga Anti-pobreza de Viseu; Cineclube de Viseu e Emporium – Julho de 2011).
Entre 8 e 11 de Novembro de 2012, chegaram a Viseu, cerca de 16 professores e 29 alunos (nível de ensino secundário) das escolas nossas parceiras foram recebidos por alunos de artes das escolas Alves Martins e Viriato, visitaram a cidade do Porto e a cidade de Viseu e partilharam pesquisas que tinham feito sobre artistas dos vários países comprometidos com questões sociais e inclusão. Durante o workshop os cerca de 60 alunos de todos os países foram distribuídos em grupos .
Cada grupo de trabalho foi dinamizado por um artista local (Ana Barbero; Yuraldi Rodriguez; Luis Belo; Beatriz Rodrigues , Graeme Pullynen, Contra- Luz design ). Cada artista trabalhou com os alunos as histórias recolhidas junto da comunidade e as experiências turisticas dos alunos estrangeiros . No final foi feita a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e artistas para a comunidade local.
2011 / Projecto COMENIUS IDEALAB

No âmbito do programa Comenius, a Escola Secundária Alves Martins (ESAM) e a Escola Secundária de Viriato (ESV) com cinco outros estabelecimentos de ensino de artes da Finlândia, Estónia e Letónia fizeram parte do projecto que visou aprofundar o estudo da arte contemporânea: “IDEAlaboratories: how to integrate contemporay art and art education” Cada país foi responsável pela realização de uma oficina de arte contemporânea com a duração aproximada de cinco dias para um grupo de professores e alunos oriundos das escolas parceiras. Foram realizadas oficinas em Riga, na Letónia, em Talin, na Estónia e em Tampere, na Finlândia. O tema de Riga foi ‘Contemporary Approaches in Art Education’, o de Talin foi: ‘Borders between young and professional art’ e o de Tampere: ‘From the woods into the city – aesthetics of the Finnish contemporary lifestyle’. O tema de Viseu foi: ‘Contemporary art and community / social issues and acceptance’.